World Travel Guides


Andaluzia - Introduction


Introduction to Andaluzia



				Anúncio de uma corrida de touros, em Mijas.

			Superfície: 87 000 km2 (semelhante à de Portugal)
População: 7,25 milhões de habitantes
Capital: Sevilha
População e grupos étnicos: espanhóis, ciganos, marroquinos.
Língua: espanhol
Religiões: católica (85%), islâmica, judaica
Instituições Políticas: desde 1978, cada comunidade autónoma é dotada de um parlamento, um presidente, um governo e um Tribunal Supremo. O poder executivo (a Junta de Andaluzia) é dirigida por um presidente, apoiado por um gabinete denominado Consejo de Gobierno
Chefe do governo: Manuel Chaves (presidente da Junta)

Em relação a outras regiões espanholas, a Andaluzia sofreu durante muito tempo as consequências do seu atraso económico.

Depois do boom económico registado na década de 60 (devido, principalmente, ao incremento do turismo na Costa del Sol e na Costa Brava), assistiu-se ao desenvolvimento industrial da cidade de Huelva e ao florescimento da construção naval em Cádiz.

A adesão da Espanha à União Europeia, em 1986, abriu novos mercados à exportação e atraiu um fluxo de investimentos em para as infra-estruturas. A subida ao poder do PSOE à dominante andaluza, também canalizou ajudas substanciais para a região. A Expo '92, que teve lugar em Sevilha, trouxe grandes melhorias ao nível das vias de comunicação. Hoje em dia, quase toda a indústria se concentra no triângulo Sevilha-Huelva-Cadiz. O sector agrícola continua a empregar um em cada sete trabalhadores (principalmente no sector horto-frutícola, da criação de gado, vitivinícola, da azeitona, etc.). A região possui, também, uma das mais importantes frotas pesqueiras do país. Além disso, o turismo contribui com mais de 10% para a economia regional.

No entanto, o rendimento médio continua a estar aquém da média nacional e a taxa de desemprego (31% em 1997) permanece a mais elevada de Espanha.


Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2018. All Rights Reserved!