World Travel Guides


Butão - Enviornment


Butão Environment

O Butão é um país do interior com aproximadamente a superfície da Suíça. Faz fronteira com o Tibete a norte e a noroeste e com a Índia nas restantes zonas. Quase todo o país é montanhoso, sendo a maior altitude 7554 m, em Kulha Gangri, na fronteira com o Tibete. O Butão divide-se em três regiões geográficas: os altos Himalaias a norte, as colinas e os vales do centro e as planícies a sul. É banhado por grandes rios que delinearam a paisagem e cujo enorme potencial hidroeléctrico ajudou ao desenvolvimento da economia.

Graças a séculos de isolacionismo, à sua pouca população e aos seus extremos topográficos, o ecossistema do Butão está praticamente intacto, havendo variadíssimos habitats e uma grande diversidade de espécies animais e vegetais. De acordo com a lei do Butão, 60 % do território ficará florestado para sempre. Actualmente, a floresta que cobre 72 % do país apresenta uma espantosa multiplicidade de plantas: mais de 5000 espécies, mais de 300 das quais medicinais. Existem 165 espécies de mamíferos, incluindo muitas espécies raras e em perigo de extinção, tais como o langur dourado, o leopardo das neves e o panda vermelho. Até agora, foram registadas 675 espécies de aves, incluindo o grou-de-pesço negro, muito raro e em perigo de extinção.

Um quarto do território do reino situa-se dentro de áreas protegidas, havendo em todas elas regiões desabitadas. Progressivamente, tem vindo a ser implementado um Programa Integrado para a Conservação e o Desenvolvimento que reconcilia as necessidades da comunidade e a protecção ambiental, o que constitui as próprias bases de toda a ética económica do Butão. Os parques naturais albergam importantes ecossistemas e não foram desenvolvidos como atracções turísticas. Em muitos casos, o visitante nem sequer se aperceberá de que está a entrar ou a sair de uma área protegida.

O clima do Butão apresenta grandes variações, das zonas fronteiriças tropicais a sul aos picos cobertos por neves eternas nos altos Himalaias, apenas a 150 km a norte, em linha recta. O país está à mesma latitude de Miami e do Cairo e as variações climáticas devem-se fundamentalmente à altitude. Também é visitado pela monção, recebendo mais precipitação do que as outras regiões dos Himalaias, ascendendo por vezes a 5500 mm por ano.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2018. All Rights Reserved!