World Travel Guides


Canadá - History


Canadá History

Muito antes de Colombo ter 'descoberto' a América em 1492, já tribos pré-históricas da Ásia tinham atravessado o Estreito de Bering; e, por volta do ano 1000 da nossa era, os Vikings - os primeiros visitantes vindos da Europa - já tinham tentado fixar-se no norte da Terra Nova. Na altura em que outros povos europeus chegaram ao Canadá, já as tribos índias da região tinham desenvolvido uma multiplicidade de línguas, costumes, crenças religiosas, formas de comércio, artes e ofícios, leis e regimes de governo. Embora diversos países europeus estivessem interessados em estabelecer colónias nas Américas, foi o explorador francês Jacques Cartier quem, pela primeira vez, reclamou a posse da zona em redor do rio São Lourenço, em 1534.

Outro explorador francês, Samuel de Champlain, fundou a Cidade de Québec no início do século XVII. Em 1663, o Canadá, que já contava com 3 000 colonos franceses, tornou-se uma província de França. Quando os franceses começavam a prosperar no comércio de peles, entraram em cena os britânicos, fundando a Hudson's Bay Company, em 1670, proporcionando um pouco de concorrência 'amigável'. Durante algum tempo, as duas culturas europeias coexistiram pacificamente. Em 1745, as tropas britânicas capturaram um forte francês na Nova Scotia - iniciando-se, dessa forma, a luta pelo controlo da nova terra. O ponto de viragem naquela que ficou conhecida como a Guerra dos Sete Anos surgiu quando os britânicos derrotaram os franceses na Cidade do Québec em 1759. No tratado de Paris, assinado em 1763, a França entregava o Canadá à Grã-Bretanha.

No final da Revolução Americana (1775-83), a migração de cerca de 50 000 'Lealistas' britânicos vindos dos EUA criou um equilíbrio maior entre as populações francesa e britânica. Após a Guerra de 1812 - a última guerra entre o Canadá e os EUA - a Grã-Bretanha, receosa de perder o Canadá tal como havia acontecido com as colónias americanas, promulgou o British North America Act, em 1867. Esta Lei criava o Domínio do Canadá e tornou-se o equivalente canadiano de uma constituição. Em 1885, a conclusão do Caminho-de-ferro Canadiano do Pacífico - uma das grandes sagas da história do Canadá - unia as costas leste e oeste do país. Em 1912, todas as províncias passaram a fazer parte do governo central, com a excepção da Terra Nova, que acabaria por se lhes juntar em 1949.

Após a I Guerra Mundial, o Canadá cresceu lentamente em importância e prosperidade, tornando-se um membro voluntário da Commonwealth em 1931. Com o início da II Guerra Mundial, o Canadá lutou, mais uma vez, ao lado da Grã-Bretanha contra a Alemanha, embora desta vez tenha estabelecido acordos de defesa com os EUA, declarando guerra ao Japão na sequência do ataque a Pearl Harbour.

Nos anos que se seguiram à II Guerra Mundial, o Canadá viveu uma enorme onda de imigração europeia, acrescida, nos anos 60, de uma grande afluência de asiáticos, árabes, indianos, italianos, hispânicos e de pessoas oriundas das Caraíbas. A era do pós-guerra foi um período de expansão e prosperidade económicas. Em 1967 o país celebrou o centenário da sua fundação com a Expo, a Exposição Mundial em Montreal, como um dos pontos altos das comemorações. Desde 1975 diversos acordos relativos a direitos territoriais têm sido assinados com os povos autóctones do país, dando-lhes algum controlo sobre vastas extensões na parte norte do Canadá.

A agitação social dos anos 60 traz à superfície o ressentimento do Québec de língua francesa em relação ao Canadá de língua inglesa. Em 1976 o Partido do Québec (PQ), que defendia o separatismo, ganhou as eleições provinciais do Québec, embora os sentimentos em relação a este assunto tenham, desde então, passado por fases sucessivas de altos e baixos. No referendo sobre a soberania realizado em 1980, os separatistas foram derrotados por 60% dos votos. Em Outubro de 1995 a votação foi muito equilibrada, com a união a ficar apenas a alguns milhares de votos da separação. Desde então, o primeiro-ministro tem tentado acalmar os habitantes do Québec, reconhecendo a província como uma 'sociedade distinta'.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!