World Travel Guides


San Francisco - Attractions



				Evening lights on the Bay Bridge

Downtown

A baixa de São Francisco, densamente populada, fica encravada no canto montanhoso nordeste da Península. A vista da cidade, frequentemente dramática, parece resultar de um planeamento das ruas sem que os projectistas tenham sequer considerado a topografia da cidade. Foi simplesmente aplicado um padrão em grelha sobre a região íngreme e ondulante, e como resultado temos, frequentemente, subidas e descidas absurdamente inclinadas. Este facto deu origem a uma classe de ciclistas-mensageiros dotados de força sobre-humana, tornou o estacionamento arriscado e forneceu um espantoso cenário para filmagens com perseguições de carros.

Union Square é o centro turístico da baixa de São Francisco. Aqui, coexiste uma amálgama de lojas e hotéis resplandecentes, vendedores de flores e sem-abrigo. Os Eléctricos fazem um barulho estridente ao descer a parte oeste da praça; tente olhar para baixo para Hyde Street em direcção a Aquatic Park, de Washington Street para Chinatown e para o Finantial District, ou para a Califórnia de Nob Hill. E, se estiver em Nob Hill, tem forçosamente que tomar o elevador até Top of the Mark, a famosa vista do bar no topo do Hotel Mark Hopkins. SoMa ('South of Market St') é uma combinação de grandiosos edifícios de escritórios que transbordam do Finantial District , condomínios extravagantes ao longo do Embarcadero, uma galeria turística, o recinto de um museu em torno dos Jardins de Yerba Buena e a vida nocturna, ao longo da Folsom Street e da 11st Street.

Chinatown

Chinatown situa-se poucos quarteirões a norte de Union Square, a parte mais compactada da cidade e uma das mais pitorescas. As lojas de curiosidades ao longo de Grant Avenue são verdadeiros monumentos ao papel que o turismo desempenha nas redondezas. Contudo, os 30.000 Chineses - a maioria dos quais tem o Cantonês como língua-mãe - vivem numa comunidade fechada, manifestamente não-ocidental. É um local interessantíssimo para vaguear pelas ruelas estreitas onde, em tardes calmas, se pode ouvir os sons emitidos por peças de mah jongg. A altura mais animada para visitar Chinatown coincide com o Ano Novo Chinês, em finais de Janeiro/princípios de Fevereiro, quando se podem observar paradas, fogo de artifício e outras festividades.

North Beach

North Beach está entrinchada entre Chinatown e Fisherman's Wharf. Consiste numa faixa animada de bares de striptease, bares, cafés e restaurantes que tiveram a sua origem no bairro Italiano da cidade e deram origem ao Movimento Beat nos anos cinquenta. Aqui poderá encontrar a livraria City Lights, na esquina da Columbus Avenue e a Jack Kerouac Alley. A vizinhança é ladeada a leste pelo Telegraph Hill, cujas escadas à sombra das árvores acompanham a íngreme face leste da colina, e pela Coit Tower. Um dos famosos marcos da cidade, a torre é um excelente local para fotografar autênticos postais. A vista de 360 graus é sublime.

Fisherman's Wharf

O muito caluniado, mas imensamente popular, Fisherman's Wharf fica situado directamente a norte de Russian Hill. Não há como fugir do carácter inacreditavelmente kitsch do Wharf, mas não deixa de ser divertido. Atulhado de centros comerciais, museus de segunda e um sem número de alojamentos, funciona como ponto de partida para muitas das mais procuradas atracções (Alcatraz, o Museu Marítimo, bem como o Histórico Cais dos Navios). O Cais 39 é o ponto fulcral da área, atraindo quer turistas quer uma colónia de leões marinhos!

Haight-Ashbury

Continue a dirigir-se para sudoeste da baixa e encontrará Haight-Ashbury ('o Haight'), projectado para albergar o flower power em finais da década de sessenta. Hoje em dia o Haight mantém-se animado, mas as bonitas casas Victorianas e a proximidade do Parque de Golden Gate fizeram com que se tornasse um bairro de boas famílias. O denso bairro Castro, a sudoeste, é o centro homossexual de São Francisco e um dos melhores locais para passear e observar a vida nas ruas.

Golden Gate Park

O Parque Golden Gate ocupa quase metade dos 10 km da vasta península, desde o Oceano Pacífico à faixa estreita dos Haight. Para além dos jardins (que incluem uma estufa de plantas e um encantador jardim de chá Japonês), dos lagos (barcos a remos, gaivotas e barcos a motor estão disponíveis para aluguer) e das instalações desportivas (hipismo, tiro ao arco, futebol de salão, golfe, bowling na relva, malha e petanque), o parque oferece uma variedade de museus e um aquário, o que o torna uma alternativa ideal quando o nevoeiro cerra e a temperatura cai.

Para além do Parque de Golden Gate, a cidade contém uma grande variedade de outros espaços ao ar livre. O Trilho Costeiro de Lincoln Park oferece uma interessante caminhada: das ruínas dos Sutro Baths, em Ocean Beach, à ponta a noroeste da cidade, designada 'Land's End' (o Fim da Terra), podem gozar-se belas vistas do oceano e da Ponte de Golden Gate. A Sul do Parque de Golden Gate, a região montanhosa da cidade faz a sua estocada final em direcção ao céu com Twin Peaks e Mt Sutro. O topo a 270 metros de Twin Peaks oferece um miradouro sobre toda a Bay Area, que adquire um especial encanto à noite. Existem miradouros em ambos os lados da Ponte de Golden Gate, mas Vista Point, do lado norte, oferece não só a vista da ponte, como também da silhueta de São Francisco.

São Francisco Bay

Curiosamente, a baía de São Francisco parece estar escondida - está sempre ao virar da esquina, distante e longe. É atravessada por pontes, rodeada por cidades e colinas, salpicada de velas de barcos e cruzada por barcos de passageiros. A baía é a maior reentrância da costa da Califórnia, estendendo-se ao longo de cerca de 100 km de comprimento e 20 km de largura.

A bonita Ponte de Golden Gate atravessa os 3 km da entrada da baía. Completada em 1937, a ponte mantém-se um símbolo da cidade, apesar da concorrência lançada pelas modernas construções da cidade. À data de conclusão, era a ponte suspensa mais longa do mundo e as suas torres suspensas, com 224 m de altura, eram mais altas do que qualquer outra estrutura a oeste da cidade de Nova Iorque. A Bay Bridge, que liga São Francisco a Oakland, foi concluída seis meses antes da Ponte de Golden Gate, é cinco vezes mais longa e movimenta uma quantidade de trânsito muito superior sem, no entanto, ter adquirido o estatuto iconoclasta da sua semelhante.

Outra das atracções da baía é a Ilha de Alcatraz , ilha que funcionou como prisão inviolável de 1933 a 1963. Entre os pouco recomendáveis residentes da prisão encontravam-se Al Capone, Kelly (o 'Metralhadora') e Robert Stroud - conhecido como o 'homem-pássaro de Alcatraz'. A Norte de Alcatraz, a Angel Island serviu como campo de prisioneiros durante a II Guerra Mundial, sendo actualmente um local popular para fazer passeios, marcha, ciclismo, piqueniques e acampamentos. O acesso a ambas as ilhas faz-se por ferry, com partida de Fisherman's Wharf e do Embarcadero.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!