World Travel Guides


Veneza - Attractions


















				Piazza San Marco

A praça de São Marcos

Embora os detractores da praça de São Marcos a considerem decididamente turística (o que é verdade) e demasiado frequentada pelos pombos (o que também é verdade), isso não impede a praça mais famosa da cidade dos Doges de abrigar uma das suas jóias arquitectónicas: a basílica de São Marcos. Combinando estilos, a basílica di San Marco foi embelezada e alterada ao longo de cinco séculos, até atingir o resultado actual, para o qual contribuíram as épocas romana, renascentista e, sobretudo, bizantina. Os seus desenhos iniciais, definidos em 1060, inspiravam-se na igreja dos Doze Apóstolos de Constantinopla (Istambul), destruída posteriormente. A basílica de São Marcos caracteriza-se pela sua forma em cruz grega, pelas suas 5 cúpulas e pelos azulejos excepcionais da sua fachada. Em frente à basílica, a gigantesca praça rectangular com o mesmo nome, dominada pela torre do relógio, encontra-se rodeada de arcadas e pontuada por esplanadas de cafés. A praça de São Marcos é um dos locais mais animados da cidade dos Doges, sobretudo durante o Carnaval.

O Grand Canal

É o vaporetto n°1 (barco de transporte público) que permite descobrir melhor o Canal Grande, que atravessa Veneza de um extremo ao outro até à estação ferroviária. O itinerário começa com uma passagem pelo palácio dos Doges (Palazzo ducale), cujas fachadas góticas remontam ao século IX, antes de passar junto à piazzetta San Marco, acima da qual se elevam as duas colunas decoradas com símbolos dos santos padroeiros da cidade, nomeadamente o leão alado de São Marcos. Ultrapassando, do lado esquerdo, a igreja Santa Maria della Salute - que encerra a extremidade sul do canal - o vaporetto segue o seu caminho até à ponte da Academia (ponte dell'Accademia), bem integrada no conjunto arquitectónico em que está inserida, apesar da recente data da sua construção (1930). Uma sucessão de palácios - Ca' del Duca, palazzo Malipiero, palazzi Grassi, Contarini, Mocenigo, Soranzo... - leva-nos em seguida a um dos monumentos mais surpreendentes da cidade: a ponte de Rialto, obra em mármore, construída no final do século XVI por Antonio de Ponte.

Ruelas e canais

Para além da visita a estes locais de grande interesse cultural, Veneza merece que se disponha de tempo para absorver a atmosfera especial das suas ruelas delimitadas por canais. Logo que se abandonam as zonas mais frequentadas - a praça de São Marcos, a ponte de Rialto e as ruas que separam esses dois pontos - a antiga cidade dos Doges revela, de facto, um rosto calmo, apenas perturbado pelo movimento lento e silencioso das gôndolas. Deixar-se andar ao acaso nas ruelas da cidade proporciona a oportunidade de descobrir essa outra faceta de Veneza, cheia de mistério graças ao aspecto tortuoso dos lugares, à luz fraca dos candeeiros e às sombras que se escapam dos recantos das fachadas barrocas.

Os azulejos bizantinos da igreja de Santa Maria Assunta da ilha de Torcello

Primeira catedral da cidade, uma vez que foi fundada no século VII, a Cattedrale di Santa Maria Assunta confirma a importância histórica da ilha de Torcello para a laguna de Veneza. Para além de ser, em toda a sua beleza e simplicidade, um exemplo de arquitectura medieval, o interior do edifício apresenta azulejos excepcionais da época bizantina. De referir, por exemplo, a representação do Juízo Final na parede oeste e a Nossa Senhora que ornamenta a semi-cúpula da abside.

Torcello, a mais distante das ilhas da laguna, fica, em vaporeto (n°12), a cerca de uma hora de viagem de Veneza.

A ilha de Burano

Este aprazível porto de pesca com casas coloridas permite fugir por algumas horas ao bulício da cidade dos Doges. Reza a história que os pescadores de Burano pintavam as fachadas de suas casas com cores vivas pelo simples prazer de as ver ao largo quando regressavam ao porto e que a renda feita nesta ilha minúscula da laguna era outrora famosa em toda a Europa. Para além da quietude dos seus agradáveis jardins, Burano merece um desvio para uma visita ao seu museu da renda.

Partindo de Veneza, o vaporetto n°12 demora quarenta minutos a chegar à ilha.



Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!