World Travel Guides


Veneza - History


Veneza History

Cerca de 570 - Populações do norte da Itália actual, fugindo dos Lombardos, refugiam-se em Torcello e nas ilhas da laguna de Veneza.
Cerca de 700 - As comunidades da laguna, cada vez mais organizadas, elegem o primeiro doge. A cidade, embora prezando a sua independência, encontra-se sob a esfera de influência bizantina.
Século IX - A frota comercial e militar veneziana é a mais poderosa do Adriático. A basílica de San Marco é construída para acolher as cinzas de São Marcos, o patrono da cidade.
991 - Pietro Orseolo é eleito doge. Diplomata hábil, obtém para Veneza a protecção e os favores do Império Bizantino. Fortalecidos por essa protecção, os mercadores venezianos, a quem desagrada aventurar-se para o oeste da Europa (com as suas grandes potências, como Pisa ou Génova...), fazem de uma grande parte da zona leste do Mediterrâneo o seu bastião comercial.
Séculos XI-XII - A Sereníssima - nesta altura uma grande potência consciente da sua grandeza - participa nas Cruzadas, apoia o Império Bizantino contra os Normandos e afirma o seu papel na Europa, iniciativas das quais retira vantagens comerciais. Veneza aperfeiçoa a sua forma de governo concedendo contra-poderes ao doge.
1203 - Provando não ter qualquer espírito filantrópico, as autoridades venezianas conseguem desviar a quarta Cruzada para Constantinopla (Istambul), região à qual desejam estender a sua influência. A cidade é saqueada e uma parte do Império Bizantino passa para o controlo da Sereníssima, que coloca um imperador latino em Constantinopla. Veneza aproveita para estabelecer e fortalecer a sua base em Creta.
1261 - Com a ajuda dos Genoveses - grandes inimigos de Veneza -, os Bizantinos derrubam o imperador latino de Constantinopla. Trata-se de um primeiro revés para Veneza, até então rainha incontestada do comércio na zona leste do Mediterrâneo.
Século XIV - Apesar de ter estado envolvida numa guerra contra Génova, Veneza estende o seu poder sobre a terra firme italiana, da Lombardia a Frioul.
1453 - Queda de Constantinopla e do Império Bizantino sob o ataque do Império Turco-otomano do sultão Memet II. Veneza começa a perder um a um os seus entrepostos do Oriente.
1499 - O navegador português Vasco de Gama regressa a Lisboa, após a chegada à Índia através do Cabo da Boa-Esperança. Más notícias para Veneza: a descoberta desta rota comercial marca o fim de uma parte importante do tráfego marítimo mercantil no Mediterrâneo.
1571 - Batalha de Lepante: vitória de Veneza, juntamente com vários países europeus, contra os turcos. 1576 - Epidemia de peste.
Século XVII - Início do declínio da Sereníssima: desgaste da sua hegemonia marítima, concorrência europeia e otomana. A sociedade veneziana também se desagrega ao nível interno (corrupção, lassidão...).
1683 - Veneza participa na expedição naval contra os Otomanos. A vitória dura pouco tempo: nos anos seguintes, os Turcos reconquistam os territórios perdidos.
1797 - Bonaparte, durante o seu avanço na Europa, conquista Veneza e oferece-a à Áustria.
1846 - Veneza fica ligada a Milão pelo caminho-de-ferro.
1866 - Veneza é integrada na Itália.
1920 - A região de Veneto industrializa-se (criação do porto de Marghera) ao mesmo tempo que a vocação turística de Veneza começa a definir-se.
1966 - Grande inundação.
1969-1996 - Uma centena de monumentos e cerca de 900 obras de arte são restauradas sob a égide da UNESCO.
1996 - Incêndio no La Fenice, teatro histórico da cidade.
1998 - O Presidente da Câmara, Massimo Cacciari, une esforços com os Verdes para implementar um projecto de protecção.


Hosting by: Linux Hosting
Travel Guides | Guides Site Map | Indian restaurant | Daily deals
© WorldGuides 2019. All Rights Reserved!